sábado, 16 de janeiro de 2010

O que é iridologia?

A Iridologia é uma ciência pela qual se observa, com base nas marcas e sinais encontradas nas íris dos olhos ( por imagens computadorizadas), as condições reflexas dos órgãos do corpo. É um meio pelo qual se pode localizar as causas de um problema, o que leva muitas pessoas recorrem à Iridologia com situações crônicas, como em casos de: artrites, depressão, enxaquecas, gastrites etc.

A parte mais interessante da iridologia é que permite observar a Constituição Física de cada um, classificada em: forte, média ou fraca. Com base nisso, as terapias com Nutrição Funcional são aplicadas segundo as características da Constituição Física.

Muitas vezes a Iridologia não mostra os sintomas, porém pode mostrar a causa deles, o que é o mais importante. Por exemplo, se o indivíduo tem como sintoma Enxaqueca, através do exame da íris pode-se observar a causa (o órgão intoxicado). Assim, tratando a causa, com nutrição direcionada, desaparece o sintoma (enxaqueca).

HIPÓCRATES, o pai da medicina, já dizia “Que o teu alimento seja o teu remédio e que o teu remédio seja o teu alimento”.

Porquê adoecemos?

Doenças como, Reumatismo, Artrite, Sinusite, Obesidade, Renite, Dores, Fibromilagia, Diabetes, Hipertensão, Nefrite, Calculo renal, Cálculo de vesícula, Visão Fraca, Osteoporose, Câncer, Infarte, Gastrites, Depressão, etc... podem ser originadas devido à alimentação muito rica em compostos sintéticos; alimentos industrializados e nos excessos em geral (álcool, fumo, remédios); na tensão social e econômica ou nas preocupações excessivas (trabalho), estas últimas geram baixa da imunidade devido aumento da adrenalina (hormônio esse que em excesso é extremamente venenoso).

DESINTOXICAÇÃO DO FÍGADO

DESINTOXICAÇÃO DO FÍGADO

A dieta de desintoxicação é o marco inicial para o resgate de nossa saúde, sendo necessária em todos os processos que objetive recuperar a vitalidade do corpo.

É importante salientar que a finalidade dessa dieta é exclusivamente a DESINTOXICAÇÃO e não o emagrecimento ou perda de peso. O processo de desintoxicação inicia-se com o repouso do trato gastrintestinal e ativação das funções do fígado, para que toda a carga tóxica seja eliminada pela urina, fezes e pele.

A saúde de um indivíduo é determinada pela saúde e vitalidade do fígado. O fígado pesa aproximadamente 2 kg e é a maior glândula do corpo e sem dúvidas é um dos órgãos mais importantes do nosso metabolismo. Das múltiplas funções exercidas pelo fígado, talvez a mais importante seja a secreção da bile. O fluído é armazenado na vesícula biliar e é liberado quando é necessário à digestão. A bile é necessária à digestão de gorduras, decompondo-as em pequenos glóbulos assimiláveis ao organismo. A bile também ajuda na absorção das vitaminas ( A, D,E, k e F), favorece a absorção do cálcio além de converter o beta caroteno em vitamina “A”. Também promove os ‘movimentos intestinais’ ajudando assim a evitar a obstipação intestinal ( prisão de ventre).

O fígado é um órgão de desintoxicação. O metabolismo das proteínas e a fermentação bacteriana dos alimentos produzem amônia, desintoxicadas pelo fígado. O fígado combina as substâncias tóxicas, inclusive resíduos metabólicos, resíduos de inseticidas, drogas, álcool, e substâncias químicas com outras substâncias menos tóxicas para serem eliminadas pelos rins.

Os Cientistas da saúde têm descoberto que, quando os rins e o fígado estão aparentemente disfuncionais, tratar os dois órgãos produz melhores resultados para a saúde.

Após a dieta de desintoxicação é recomendável outra de reeducação alimentar orientada individualmente por uma Nutricionista especializada, para manter o efeito desintoxicante iniciado.

Sopa Desintoxicante

INGREDIENTES, VÁRIAS PORÇÕES

  • 01 maço de agrião ou brócolis
  • 03 cenouras grandes.
  • 03 inhames ou batata salsa
  • 300 gr. de abóbora
  • 02 cebolas grandes
  • 03 tomates 3 dentes de alho
  • 03 colheres de azeite de Oliva
  • Um punhado de salsinha
  • Sal à gosto

    Como Preparar:

  • Refogar a cebola, o alho batido e o tomate com 03 colheres (sopa) de azeite Oliva.
  • Misturar os legumes e verduras lavados e picados no refogado
  • Acrescentar água( aprox. 1,5 litros) e sal à gosto.
  • Cozinhar em panela de pressão por 15 minutos
  • Liquidificar para que fique em forma de creme de legumes.